Coaching e Empreendedorismo

Coaching e Empreendedorismo

Ser um empreendedor é uma atitude, um estilo de vida, um sonho que vai além da criação de um negócio.

Empreendedor é quem persistir e resistir, não quem iniciar um negócio, é um caminho, independência, inovação e liderança ao mesmo tempo.

Já na década dos anos 30 Peter Ducker, relativo à inovação e empreendedorismo fala de inovação disruptiva que define como: “Os empresários inovadores vencedores visam alto. Eles não se contentam com melhorar o que já existe. Tentam criar novos valores e novas e diferentes satisfações”; … e “Se não houver nenhuma aplicação imediata, a inovação será como os esquemas de Leonardo da Vinci: uma “ideia brilhante”. E poucos tem o talento de Leonardo e podem esperar que seus cadernos garanta-lhes a imortalidade” aqui se refere à praticidade, o pragmatismo no conceito de ideias implementadas e também como última pérola de conhecimento explica que “A inovação significa sair para observar, questionar e ouvir. Inovadores bem sucedidos usam os lados direito e esquerdo do cérebro. Estudando as figuras. E estudam as pessoas”. Observando o meio ambiente como fonte de inovação.

Quem embarca em um negócio, um projeto, uma ideia, aceita a inovação e o risco como parte da sua vida, este risco que é inerente à vida e assumi-lo é o processo de aprender com os sucessos e fracassos que iremos enfrentar como empreendedores. Mas o maior risco é não correr risco, porque nunca conseguiremos o que queremos, se não assumirmos alguns riscos. Por isso, o empreendedor assume riscos, ele usa sua habilidade para analisar processos e pessoas, implementar os seus conhecimentos e alcançar seus objetivos.

Entao, onde um processo de Coaching pode atuar?, bem usando diferentes ferramentas para manter a mente aberta para possíveis soluções e visões diferentes do mesmo problema ou objetivo, que apoiará ao empreendedor em assumir riscos calculados e fazer um plano de ação para cada um dos processos que significa o empreendedorismo.

Primeiro, claro, passar por um processo de auto-conhecimento, utilizando ferramentas de análise, tais como DISC, Streghts Finder da Gallup, SWOT pessoal, etc… para levar a pessoa do ponto A ao ponto B, sendo o ponto A o empreendimento ou uma ideia de negócio, e o ponto B, o objetivo final para o qual você quer ir com o empreendedorismo.

Alguns clientes me dizem, meu objetivo com me empreendimento, meu negócio, a minha empresa, meu distribuidor é: ser livre, morar sozinho, ser independente, eu quero ser executivo, eu quero um projeto legal e importante para influenciar vidas e pessoas, etc … a verdadeira motivação humana do empreendedor está lá … não apenas em abrir um negócio, não só em começar a ganhar dinheiro, mas para transcender, inovar, para ser livre e independente.

O Coaching apoia o empreendedor a ter uma mente aberta para a oportunidade, sempre focada na resolução de uma questão ou problema com uma visão, com vista para as mil e uma possibilidades de trabalhar em algo e conseguir o objetivo.

O Coaching esclarece as ideias do empreendedor, os prazos são definidos, elimina-se a procrastinação das tarefas, analisam-se as possibilidades, talvez sem este processo, o empreendedor poderia pensar que tem apenas um caminho e passa-se do pensamento linear ao pensamento sistémico, em que a proporção dos acontecimentos é circular.

Com Coaching você não pode ensinar a ter ideias brilhantes, só podemos usar ferramentas para identificar oportunidades e conhecer os pontos importantes a considerar.

O Coaching no processo de empreendedorismo, é uma ferramenta inestimável para qualquer um que acredita no desenvolvimento, novas ideias e inovação. Benjamin Franklin disse que “o investimento em conhecimento sempre produz os melhores benefícios.” Portanto, se em um processo de coaching investimos no desenvolvimento das habilidades necessárias do empreendedor, usando as ferramentas especificas, apoiamos para ver as oportunidades e criarmos um plano de ação que conduz ao objetivo, meta ou sonho, garanto-os que vemos resultados melhores e mais rápidos do que agindo sozinhos no mundo do empreendedorismo.

Share this post

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *