Coaching ??? O que é…

Coaching ??? O que é…

Se nos referimos à descrição de Coaching, realizada pela Associação Espanhola de Coaching, podemos dizer que é um processo de formação pessoal e confidencial, através de um conjunto de ferramentas que ajudam a preencher a lacuna entre onde uma pessoa está agora e onde você quer chegar ….

E então!! O que é coaching? nós perguntarmos … é um processo que ajuda a saber onde estou e aonde quero chegar? É um caminho? uma pessoa pode me mostrar o caminho?, vou contratar alguém para me dizer como chegar a algum lugar? vou contratar alguém? … Bem, há várias dúvidas que aparecem ao falar de Coaching.

Então, como eu responderia:

Um Coach apoia você a passar por um processo de transformação, ajuda-lo a se auto conhecer, e por meio deste auto-conhecimento e organização de atividades possa atingir seus objetivos, metas e claro seus sonhos.

Um processo de coaching gera um compromisso, quase intangível entre o Coach e o Coachee.

Eu digo compromisso quase intangível, porque entre a pessoa que apoia no processo de auto conhecimento que é o Coach e o Coachee ou seja, aqueles que buscam seus objetivos, formar uma equipe imbatível na geração de ações que envolvem um compromisso para alcançar um objetivo, meta … em suma um sonho.

Tecnicamente nós definimos ao Coach, como a pessoa que observa, apoia, acompanha, motiva e avalia durante um período de tempo ou durante o desenvolvimento de um projeto, a fim de apoiá-lo a alcançar seus objetivos específicos e alcançar o máximo de desempenho de acordo com suas habilidades , recursos e competências internas.

No entanto, o Coachee seria a pessoa que aprende, se auto – conhece, implementa atividades e assim alcança seu objetivo ou sonho.

O Coaching Profissional é uma relação contínua que ajuda a alcançar resultados extraordinários na vida, profissão, empresas e nos negócios das pessoas.

Então nos perguntamos quantos tipos de Coaching existem?, vários e a cada vez novos… além de nichos dentro de cada um deles.

Vamos definí-los?

Personal Coaching é o processo de ajudar as pessoas a identificarem e alcançarem seus objetivos e projetos pessoais, e apoiá-los nas fases de transição da vida pessoal, relacionamentos e campo profissional.

Dentro disso, podemos incluir objetivos como o aumento da auto – confiança, motivação, mudança de crenças limitantes, inteligência emocional, gestão de mudança pessoal, gestão do tempo, entre outros.

Coaching Executivo: definido como uma relação de apoio entre um executivo que tem a autoridade e responsabilidade de gestão em uma organização e o Coach, que utiliza uma variedade de técnicas e métodos comportamentais para ajuda-lo a atingir um conjunto de metas, melhorar seu desempenho profissional e satisfação pessoal, aumentando assim a eficácia da organização onde trabalha; dentro de um acordo de coaching formalmente definido.

Principalmente apoia líderes e gestores de organizações ou aqueles em posições de tomada de decisão.

Coaching Vocacional: é um ótimo método de orientação, virado para os jovens que estão na fase de definição de sua carreira, ajudando-os a descobrir o que eles realmente querem, e o que vai atingir tanto suas expectativas atuais e futuras, quanto as pessoais e profissionais.

Coaching de Carreira: apoia na gestão do desenvolvimento profissional de uma maneira estratégica, desenvolvendo o potencial da pessoa e sua liderança para aproveitar as oportunidades e adaptar-se com êxito aos desafios e mudanças que existem no campo profissional.

Os processos que podem ser trabalhados no Coaching de carreira são vários, incluindo: encontrar um emprego depois da faculdade ou primeiro emprego, recolocação até uma mudança de profissão ou abrir um negocio proprio.

Como podemos ver, o coaching traz vários benefícios para a pessoa tais como: desenvolver nossas habilidades e pontos fortes, ganhar eficiência e desfrutar de mais coisas, tomar decisões com consciência, conhecimento, argumentos e valores, auto – confiança, apoia-nos a arriscar por aquilo que queremos.

E também traz benefícios para as empresas, entre os quais podemos citar:

  • Consolidar com rapidez e eficiência novas promoções ou câmbios de posição.
  • Potenciar a lealdade dos talentos internos.
  • Integrar metodologia que multiplica as capacidades das pessoas.
  • Inovação em processos e modelos de gestão.
  • Melhorar os resultados empresariais.

Share this post

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *