Coaching Vocacional PT

Queria começar definindo o que que significa o término VOCACIONAL, que vem do verbo latino vocare, que significa CHAMAR.

Então tecnicamente a vocação é um CHAMADO, que todas as personas temos dentro de nos mesmos. E que podemos cumprir, estabelecendo um plano de ação concreto, delineado e com tempos definidos.

Não entanto, é imprescindível que antes de pensar em nosso CHAMADO, nos conhecermos muito bem por dentro, quais são nossas motivações, valores, pontos fortes, áreas de melhora, oportunidades e todo isto unido ao mercado laboral, para que assim o jovem possa seguir seu CHAMADO e fazer de sua profissão um evento produtivo que lhe trará realização pessoal e profissional.

Então o COACHING VOCACIONAL é um grande método de orientação, focado em jovens que se estejam na fase de definição de sua carreira, apoiando-os a descobrirem o que realmente lhes interessa, e o que atenderá suas expectativas tanto atuais como futuras, profissionais e pessoais.

Quando um jovem no inicio de sua carreira passa por um Processo de COACHING VOCACIONAL temos seguintes benefícios:

Aumenta a motivação para trabalhar, porque seu trabalho estará orientado a seu CHLAMADO, à vocação que tem para fazer as coisas.

Aumenta os conhecimentos do mercado laboral, porque se foca em conhecer as oportunidades laborais na área que ira escolher como meio de trabalho e realizara uma investigação das possibilidades de desenvolvimento na área.

Aumenta o conhecimento sobre as próprias destrezas e habilidades, a partir de uma analise do que o jovem tem conseguido até o momento de iniciar o processo e por meio de uma profunda analise pessoal, consegue definir a forma como utilizará seus pontos fortes na área laboral.

Fomenta interesses ajustados, para que seu CHAMADO se ajuste ao mercado de trabalho no memento da ação.

Toma de decisão, por meio da elaboração de um plano de atuação que indica:

  • Objetivos laborais
  • Alternativas com a utilização de uma matriz de decisões
  • Custo das alternativas a estudar e retorno do investimento com seu trabalho a futuro
  • Eliminação das alternativas não interessantes ou adequadas, e
  • Eleição da opção

Finalmente, o COACHING VOCACIONAL, termina com a ação, levando ao jovem que já tem um caminho escolhido, a coloca-lo em ação.